Antigamente, entrar numa taverna era entrar num espaço de convívio, onde se podia beber vinho e comer algum petisco, e manter animadas cavaqueiras num ambiente de amizade e boa disposição.

É com este espírito, embora num conceito mais actual, que surge a Taverna Lusitana, pretendendo criar um lugar familiar acolhedor, podendo servir aos seus clientes um leque variado de petiscos com produtos regionais e nacionais, tais como os queijos, os enchidos, os vinhos, os biscoitos, as compotas, o hidromel, mel, licores, etc..

Da sua esplanada localizada sobre os penedos, tem-se uma vista panorâmica privilegiada sobre o casario de Monsanto, para as serras da Estrela e da Gardunha, Penamacor, a barragem de Idanha-a-Nova, e a planície circundante. Aqui, certamente que os petiscos terão outro sabor…

Recomendamos o momento especial do Pôr-do-Sol.

A Taverna Lusitana localiza-se na rua principal de acesso ao castelo, no nº 19, 6060-091 Idanha-a-Nova, Portugal.

A TAVERNA LUSITANA representa um conjunto turístico composto pela Taverna Lusitana, pelo Fornvm dv Viriato e pelo Alojamento.

O Nosso Logotipo

logoO símbolo que adoptámos, e que nos identifica, é o Tríscele (Triskel, Triskle), inspirados numa estela encontrada em Idanha-a-Velha, a 10km de Monsanto, onde está exposta.

É também uma homenagem às origens do nosso Povo, aos nossos antepassados Lusitanos.

O Tríscele é um símbolo Celta possuidor de múltiplos significados.

É uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere uma graciosa fluidez de movimento. Transmite a ideia de simetria rotacional, ligada à força do Sol e da eterna renovação da energia da vida. É também conhecido como a “espiral da vida”.

É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.

PENTAX ImageOs Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações – primavera, verão e inverno – representava a Deusa Terra, da Fertilidade, com a qual o curso das estações era associado.

Representa, também, as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio (nascimento, vida e morte ; corpo, mente e espírito ; céu, mar e terra), assim como as três fases da lua (crescente, cheia e minguante).

Também pode significar a tripla manifestação da energia divina – Força, Sabedoria e Amor, assim como a energia dos elementos vitais – Terra, Água e Ar – que, com o seu movimento, se reúnem todos no 4º elemento, o Fogo, representado pelo círculo que os envolve.

PENTAX ImageCom este símbolo, e com todo o respeito pelos significados que representa, também a Taverna Lusitana pretende atribuir uma trilogia – comida, bebida e boa disposição – que, com o seu movimento equilibrado, se traduza num excelente convívio representado pelo círculo que os envolve…