A ALDEIA
Monsanto é uma aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, bem característica da região da Beira Interior.

Está localizada na encosta de uma elevação escarpada – o cabeço de Monsanto, que emerge da planície atingindo os 758 metros de altitude, de onde se pode dominar todas as terras circundantes e apreciar uma paisagem de cortar a respiração. Nele se veneraram os deuses pagãos durante milhares de anos. O homem sentia-se mais perto do céu (Mons Sanctus – Monte Santo).

A natureza agreste e a construção humana interligam-se com harmonia. Os enormes penedos de granito e as grutas que estes formam, estão de tal forma ligadas às habitações que lhes servem de pavimento, de paredes ou mesmo de tecto (casas de uma telha), originando cenários únicos. As casas vão surgindo encavalitadas umas nas outras, apertadas entre os penedos, definindo ruas estreitas. É um dos conjuntos arquitectónicos e paisagísticos mais marcantes de Portugal.

 

HISTÓRIA
É um povoado muito antigo, com registo de presença humana desde o Paleolítico.

O seu castelo começou por ser um castro lusitano, depois adaptado pelos romanos, tendo sofrido uma longa história de combates e cercos.

Em 1165, após reconquista aos Mouros, D. Afonso Henriques doou as terras de Monsanto à Ordem dos Templários, que edificou o castelo com a configuração actual.

O Castelo Templário de Monsanto e as ruínas da vila velha, no seu exterior, são classificados como Monumento Nacional.

 

A ALDEIA MAIS PORTUGUESA
Os seus usos e costumes, assim como o seu riquíssimo património histórico, cultural e natural, contribuíram para a atribuição do título de “Aldeia mais portuguesa de Portugal” em 1938, tendo-lhe sido atribuído um galo de prata, cuja réplica se encontra sobre a Torre de Lucano, ou torre do relógio.

 

ALDEIA HISTÓRICA
Hoje faz parte das 12 Aldeias Históricas de Portugal (www.aldeiashistoricasdeportugal.com), localizadas numa área que envolve a Serra da Estrela, a cadeia montanhosa mais alta do país.

Monsanto pode servir de base para a Rota das Aldeias Históricas:
– Idanha-a-Velha – 10km
- Castelo Novo – 50km
- Belmonte – 60km
- Sortelha – 60km
- Castelo Mendo – 90km
- Almeida – 105km
- Castelo Rodrigo – 125km
- Linhares – 140km
- Trancoso – 140km
- Marialva – 160km
- Piódão – 170km

 

GEOPARK NATURTEJO
Também pertence ao Geoparque Naturtejo (www.naturtejo.com), o primeiro geoparque português na Rede Mundial, reconhecido pela UNESCO, pelas suas características históricas, culturais e naturais, e pelo facto de Monsanto, geologicamente, ser um Inselberg ou um Monte-Ilha.

O Geopark Naturtejo, expoente de Turismo de Natureza no Centro de Portugal, engloba também o Parque Natural do Tejo internacional (www.icn.pt), onde se pode observar diversa fauna e flora características desta região.

Diversos percursos pedestres estão sinalizados e à disposição.

 

OUTROS LOCAIS DE INTERESSE
Além da Rota das Aldeias Históricas, também poderá visitar diversos locais de interesse histórico, cultural e natural nas redondezas de Monsanto:
– Penha Garcia (castelo, piscinas naturais, fósseis) – 10km
– Salvaterra do Extremo (observação de aves) – 45km
– Monfortinho (termas, spa, piscinas) – 25km
– Serra da Gardunha (natureza) – 50km
– Serra da Estrela (Parque Natural da Serra da Estrela – www.icn.pt) – 65km
– Serra da Malcata (Reserva Natural da Serra da Malcata – www.icn.pt) – 60km
– Sabugal (castelo e aldeias típicas) – 55km
– Penamacor (castelo) – 25km

Espanha
– Alcântara (monumentos) – 70km
- Coria (monumentos) – 70km

FESTAS
Divina Santa Cruz (Nossa S.ra do Castelo) – 3 de Maio
Nossa Sra da Azenha – 2º fds Setembro